UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS COMO ESPAÇO DE CULTURA


Uma Sociedade de Advogados como Espaço de Cultura encerra uma das premissas orientadoras da PLMJ - Advogados, SP, RL ('PLMJ'), única entidade instituidora da Fundação PLMJ no ano 2001. A exposição Uma Visão sobre os Anos 80-90, que se realizou numa fase marcante da história da PLMJ, com a mudança da sua sede para a Avenida da Liberdade, é um dos momentos caracterizadores da génese da Fundação PLMJ. À data da sua instituição, difícil seria prever que, ao fim de quase duas décadas, a Fundação PLMJ se tornaria uma entidade de relevante interesse cultural, com uma corporate art collection reconhecida a nível nacional e internacional.

A constituição da colecção de arte contemporânea portuguesa incorporava inicialmente meios de expressão artística como a pintura, o desenho e a escultura, mas rapidamente o interesse pela diversidade de meios conduziu à constituição dos núcleos de fotografia e vídeo como formas de expressão plástica e visual que marcaram os primórdios deste século. A valorização da criação artística em início de carreira ou em percursos artísticos confirmados foi sempre uma constante preocupação no desenvolvimento da colecção de arte, tomando forma significativa no projecto Opções & Futuros, centrado na divulgação de artistas emergentes (um título que também pressupõe uma interacção conceptual entre a Arte e o Direito). Paralelamente, e acompanhando a internacionalização da PLMJ, também a Fundação se antecipou (por volta do ano de 2010), alargando o âmbito do seu acervo à criação artística dos países da lusofonia, circunstância que constitui uma característica emblemática da sua actual colecção, também visível no desenvolvimento regular do projecto itinerante denominado Autores Lusófonos.

Actualmente, desde o início de 2019, a Fundação PLMJ encontra-se sediada na Avenida Fontes Pereira de Melo, 43, em Lisboa, local onde dispõe de um espaço de Galeria (visitável mediante marcação), dando continuidade a um anterior projecto, a reconhecida Galeria de exposições que acolheu inúmeros projectos culturais nos anos de 2008 a 2012.