João Paulo Bias nasceu a 20 de Outubro de 1982, tornou-se membro da Associação Núcleo de Arte no ano 2002 como artista plástico autodidata nas modalidades de pintura e escultura em cerâmica, desde então tem participado em oficinas de arte e Exposições coletivas promovidas pela referida associação e por outras organizações.
Teve a orientação de vários artistas entre os quais Eugénio Saranga, João Fornasini, Victor Sousa, Celestino Mondlane e João Quehá.
Colabora desde 2007 com o departamento de Comunicação e Imagem da Universidade Politécnica, trabalhando como animador cultural, coprodutor e desenhador gráfico para eventos tais como: Feiras de livro, conferências, debates, saraus culturais, exposições e outros acontecimentos em coordenação entre aquela Universidade e outras instituições, nomeadamente: Instituto de Estudos Económicos e Sociais (IESE), Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), Núcleo de Arte (NA) e o Centro Cultural de Matalana.
Actualmente é responsável pela realização de workshops e exposições anuais de pintura em coordenação entre o Núcleo de Arte e a Universidade Politécnica.