Fundação PLMJ

Home :: Fundação PLMJ

UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS COMO ESPAÇO DE CULTURA

Desde 1998 que a sociedade de advogados “PLMJ - A.M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e Associados – Sociedade de Advogados, RL” vinha adquirindo obras de arte destinadas à sua nova sede. Assim começou uma Colecção de Pintura, Desenho e Escultura, que se estendeu posteriormente à Fotografia e ao Vídeo, subordinada ao lema “Uma Sociedade de Advogados como Espaço de Cultura”. A crescente relevância da Colecção conduziria à instituição de uma Fundação, processo iniciado em 2000.

A FUNDAÇÃO PLMJ

A Fundação PLMJ é uma pessoa colectiva, de direito privado, sem fins lucrativos, declarada de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura.

Foi instituída pela “PLMJ – A.M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e Associados – Sociedade de Advogados, RL” por escritura pública em 7 de Maio de 2001, tendo sido os estatutos publicados na IIIª Série do Diário da República nº134, de 9 de Junho de 2001.

A Fundação PLMJ tem sede no Edifício Eurolex, na Avenida da Liberdade, nº 224 em Lisboa. O Site foi estruturado com informações disponibilizadas pelos Artistas, cuja continuada colaboração para a sua actualização se agradece.

OS OBJECTIVOS PROGRAMÁTICOS DA FUNDAÇÃO

A Fundação propõe-se contribuir para a divulgação das artes plásticas em Portugal, protagonizando uma actividade regular na área do coleccionismo onde desenvolveu um acervo ilustrativo da criação artística contemporânea. Nas suas Colecções convivem nomes reconhecidos com outros em início de carreira e, consequentemente, trabalhos de natureza vária, realizados em diversos suportes e alicerçados em múltiplas posturas processuais e estéticas.

No âmbito da sua actividade, a Fundação promove projectos editoriais e programas expositivos próprios, com destaque para a divulgação de jovens artistas portugueses nos diversos sectores das artes plásticas – Pintura, Desenho, Escultura, Fotografia e Vídeo, corporizada no projecto multidisciplinar Opções & Futuros iniciado em 2005.

A Fundação procura ainda apoiar ou participar em projectos doutras entidades que se insiram nos seus objectivos programáticos.

Fundação PLMJ (1998-2007) Informação Detalhada – [ Download PDF ]