Fundação PLMJ

Home :: Imprensa

Publicações
As actividades da Fundação PLMJ são regularmente divulgadas na imprensa diária e semanal, incluindo a regional, e nas revistas da especialidade, assim como nos vários programas culturais dos diversos canais de televisão, de que se apresenta uma mostra mais significativa.
páginas » 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10

A Arte como manda a lei
2012-11-14, Time Out Lisboa

A Fundação PLMJ comemora dez anos com uma exposição na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. Miguel Matos conta o que viu por lá.

Teatros de Guerra
2012-05-03, Expresso - Celso Martins

Teatros de Guerra

O que sobra da guerra colonial? As artes começam a avaliar um trauma nacional com uma distância que a ficção intensifica.

A Minha Economia - Manuel Botelho
2012-04-20, Jornal de Negócios - Susana Moreira Marques

A Minha Economia - Manuel Botelho

Na galeria da Fundação PLMJ, estão imagens de um homem de barba, grisalho, desgastado, para quem a juventude passou há vários anos, mas não está distante. Está vestido de camuflados. Ora tem uma espingarda na mão, ora um cigarro, um copo, um baralho de cartas.
Rodeia-o terra, cartas de amor, coxas de mulher. Manuel Botelho, artista plástico nascido em 1950, ano de quem cresceria para ir à guerra, não foi à guerra mas começou a trabalhar a partir de um “se”. Se tivesse feito a guerra colonial, como seria? Se Portugal digerisse realmente a sua história, como seria? Se não esquecêssemos o luto que era a cor de Portugal antes do 25 de Abril, como seria? Se olhássemos para trás para valorizar o património artístico que temos e acreditássemos que continuaremos a criar valor futuro, apesar da economia que nos rodeia, como seria? Se nos perdoássemos, como seria?

O Tabu da Angústia - Sílvia Souto Cunha
2012-04-18, Visão

O Tabu da Angústia - Manuel Botelho e os traumas da guerra colonial

OBRAS SELECCIONADAS DO Prémio Fundação PLMJ de Vídeo-arte da CPLP 2011
2011-09-13, Maputo

Fundação PLMJ
Maputo, Setembro 2010

MOSTRA Video-arte – integrada no DOCKANEMA – Festival do filme documentário
Teve lugar no passado dia 13,em Maputo, no Centro Cultural Brasil Moçambique, a mostra de OBRAS SELECCIONADAS DO Prémio Fundação PLMJ de Vídeo-arte da CPLP 2011.

Idioma Comum: a colecção de Arte da CPLP da Fundação PLMJ
2011-09-09, In, Voyeur, Lágrimas Lifestyle

A estratégia adoptada pela Fundação PLMJ na formação da colecção destinada à arte CPLP centra-se, inicialmente, em jovens criadores, cuja fina ironia veicula uma crítica – tão intensa e sensível quanto subtil e mordaz – ao status quo dos respectivos países.

páginas » 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10